Listando os elementos da rede:
- modem ADSL
- hub
- roteador wireless
- 2 computadores com windows
- 1 computador com Linux
- 1 impressora
  A função do hub é bem conhecida: é o distribuidor de pontos.
  O roteador wireless tem um recurso interessante que é um servidor de impressão. Basta conectar a interface USB da impressora com o roteador e instalar os drivers que a comunicação acontece sem transtornos. Desta forma, qualquer computador envia para fila de impressão sem depender de outro computador ligado.
  As duas estações windows recebem um IP que é negociado com servidor DHCP. Um ponto interessante chama-se "Expires In" que diz por quanto tempo o servidor DHCP reserva um IP para aquela máquina. Se o tempo expirar, outro computador pode receber o IP que estava com outra máquina.
  Apenas uma máquina tem um IP fixo e fora da faixa do servidor DHCP por razões óbvias: não conflitar com um IP que tem um intervalo reservado. A utilidade de um IP fixo é poder direcionar serviços. Lembrando que para estabelecer uma comunicação é preciso um IP e uma porta. Desta forma, quando uma solicitação vem de fora da minha rede, o roteador analisa qual a porta procurada e se este número estiver listado na configuração, faz o redirecionamento para meu computador. Perfeito quando se esquece um arquivo em casa e a conexão remota economiza tempo!
  Enfim, apresento o diagrama. A figura foi elaborada com o software dia e através do export foi convertida para jpg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário